sexta-feira, 4 de novembro de 2011

HISTÓRIAS, (RE) LEITURA DE ALGUNS TÍTULOS AFRO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL, NA SALA DE AULA E BIBLIOTECA ESCOLAR.

Este projeto que trata sobre a questão da Africanidade é desenvolvido na Unidade Educacional da EMEF “José Martiniano de Alencar” desde o calendário de 2005. A cada ano conseguimos aprimorar o trabalho no que se refere à aprendizagem dos alunos e nas experiências dos educadores em pesquisa e conhecimento.
Na Biblioteca da escola está sendo organizado um canto de leitura da diversidade africana onde é praticado a “Roda de histórias” entre professor e alunos.
Na frase de Mario Quintana que relata “Os livros não são capazes de mudar o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros só mudam as pessoas” buscar-se-á nos relato dos livros da cultura negra a reflexão de sua sociedade, que é bastante enriquecedora levando o aluno a explorar os símbolos, imagens e diferentes linguagens, das narrativas infantis afros que difundem um “Imaginário“ construído de experiências humanas, imagens e um sistema de valores considerados convenientes que não é imaginado existirem pela diversidade desconhecida do povo “do lado de lá” denominado Continente Africano

Nenhum comentário:

Postar um comentário